quarta-feira, abril 02, 2008

Atenção, atenção!!Julgamento Popular do Borba Gato


Manoel Borba Gato nasceu em 1649 e foi personagem chave na fundação da Vila de Santo Amaro. Foi um “aventureiro empreendedor” que realizou expedições em busca de pedras preciosas e ouro.

Para alcançar seus objetivos promoveu o trabalho escravo de índios e negros, além de estuprar mulheres negras e índias e de se apropriar de riquezas naturais em benefício próprio e dos colonizadores do Brasil. Assassinou o Administrador Geral das Minas, mas quando encontrou ouro em Minas Gerais pagou seu perdão por ter matado o fidalgo e voltou a ocupar cargos importantes para a coroa colonizadora.

Julgar Borba Gato é um ato de quem não se conforma com o domínio continuado de uma cultura que atende apenas aos interesses de uma classe – a que se orgulha de ser herdeira dessa história ‘quatrocentona’ e que até hoje enfia garganta abaixo de toda uma nação valores culturais que garantem a sua continuidade no poder.

A acusação

Promoção de trabalho escravo e homicídios de negros e índios;

Estupro de mulheres negras e índias;

Roubo de ouro e pedras precisas brasileiras.

O julgamento

No dia oficializado como “Dia do Índio”, artistas, índios, convidados e a população em geral vão discutir estas questões promovendo o Julgamento Popular do Borba Gato.

Não há um veredicto pré-determinado. Um júri popular será formado no local para decidir por sua absolvição ou condenação e pena.

Venha participar desta Guerrilha Cultural, pois é por meio dos valores culturais que podemos atuar em profundidade para a valorização de índios, negros e brancos e do mameluco brasileiro sem deixar ninguém de fora.

Toró de Parpite’

Seja parceiro de uma cultura de re-significação e transformação –
venha colaborar no planejamento da ação,
dia 05 de abril às 11 h em frente a estátua.

Ação: JULGAMENTO POPULAR DO BORBA GATO

Quando: 19 de abril (sábado) às 11h00

Onde: Confluência das avenidas Santo Amaro e Adolfo Pinheiro
– em frente à estátua do Borba Gato

Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”. (ditado africano)

contato julgamentopopular@hotmail.com


Nenhum comentário: