domingo, agosto 10, 2008

BIBLIOTECA BELMONTE - Programação

BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE – Cultura Popular

Programação de Agosto

Mês do Folclore

Aproveitando o Dia do Folclore no Brasil, comemorado em 22 de agosto, a Biblioteca Temática de Cultura Popular Belmonte irá oferecer ao público, neste mês, uma programação especialmente voltada ao tema. Apesar desta expressão ser amplamente conhecida e utilizada, são poucos os que conhecem a sua origem e definição. Portanto, a fim de esclarecer e permitir que os educadores tenham um maior embasamento teórico para apresentar aos seus alunos manifestações da cultura popular nacional, a Biblioteca Belmonte promove a palestra “Afinal, folclore ou cultura popular?: a invenção dos conceitos e outras questões teóricas”, do Prof. Dr. Da Universidade de São Paulo (USP) Américo Pellegrini Filho, que irá discorrer sobre a origem da palavra “folclore”.
Além desta discussão acerca da etimologia da palavra, a programação também contemplará manifestações do folclore nacional, como o Bumba-meu-boi e outras danças maranhenses, que serão apresentadas ao público gratuitamente, no interior da biblioteca, pelo tradicional grupo Cupuaçu, de São Paulo. Também haverá exposição de figurinos, instrumentos e fotos das apresentações de Bumba-meu-boi do Cupuaçu, apresentação de contos e cantos pelo premiado ator João Acaiabe, o Tio Barnabé do Sítio do Pica-pau amarelo, acompanhado do violonista Léo Doktorzyk, e oficina de Coco de Alagoas, Cavalo Marinho e Fevro, ministrada pela pedagoga e pesquisadora manifestações populares Sílvia Lopes, que abordará as origens e ensinará passos.
Por último, privilegiando o lado poético de nossa cultura popular, a biblioteca convida o grande cordelista paraibano Manuel Monteiro, membro da Academia Brasileira de Cordel, para um recital de poesia e relato de sua rica história de vida, quando vendia seus cordéis pelas feiras do nordeste.

Palestra
Afinal, folclore ou cultura popular? A invenção dos conceitos e outras questões teóricas.
O Prof. Dr. Américo Pellegrini Filho (Universidade de São Paulo), especialista em cultura popular e autor de livros sobre o tema, irá ministrar palestra para interessados em geral, acerca da distinção conceitual entre as nominações “cultura popular” e “folclore”, além de abordar conceitos relacionados à literatura oral.
Sábado, 23 de agosto às 9 horas. Sala de Cultura Popular

Oficinas
Arte do Movimento na Cultura Popular: vivenciando o coco de Alagoas, o Cavalo Marinho e o Frevo. - Nesta oficina, a pedagoga e pesquisadora das manifestações populares brasileiras Silvia Lopes irá abordar a origem das manifestações, além de transmitir os seus passos e promover a reflexão sobre formas de ensiná-la.
Sábado, 30 de agosto, das 9 às 12horas - Sala de Oficinas

Confecção de Boi
Dorinha Santana, da equipe da Biblioteca, realizará oficina de confecção de boi-bumbá, ícone da cultura popular brasileira, a partir de materiais reciclados. Inscrições abertas. Em horários alternativos, a partir do dia 4 de agosto.

Contação de histórias
Livros e Contos dos 4 Cantos do Mundo, nos 4 Cantos da Praça
Atividade de extensão comunitária realizada na Praça Floriano Peixoto, que, juntamente com a Biblioteca Belmonte, integra a área histórico-cultural de Santo Amaro. No dia do folclore haverá contadores de histórias convidados narrando contos populares de várias partes do mundo. Livros que tratam do folclore regional do Brasil e do mundo poderão ser apreciados pelo público presente após a contação de histórias.
Sexta, dia 22 de agosto, às 11 horas na Praça Floriano Peixoto

Contos e cantos populares
O ator João Acaiabe, ganhador de vários prêmios como APCA, Mambembe, e Kikito, entre outros, já participou do Bambalalão na TV Cultura e é mais conhecido como o Tio Barnabé do Sítio do Pica-pau Amarelo. Acompanhado do violonista Léo Doktorzyk, ele apresentará contos populares para as crianças.
Terça-feira, 26 de agosto, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas - Auditório Kiyomi Oba


Espaço Gourmet
A Sala de Contos recebe alunos de cursos de alfabetização de jovens e adultos para compartilhar um cardápio literário onde o folclore é o tema. Após as leituras, memórias infantis são invocadas com quadrinhas e parlendas apresentadas pelas mediadoras de leitura Iracy Vivan Cardoso e Andréa de Souza.
Sexta, 29 de agosto, às 14 horas. Sala de Contos


Bumba-meu-boi

Apresentação
O grupo paulista Cupuaçu, surgido no Morro do Querosene (região oeste da cidade de São Paulo) há 22 anos e liderado pelo maranhense Tião Carvalho, dedica-se à pesquisa, prática e ensino de danças populares brasileiras, sendo composto por gente de diversos lugares do Brasil, principalmente São Paulo e Maranhão. O grupo apresentará o Bumba-meu-boi maranhense e outras danças típicas deste estado.
Quarta-feira, 27 de agosto, às 14 horas - Auditório Kiyomi Oba

Exposição
Exposição de fotos, figurinos e instrumentos da tradicional "Festa do Boi" e de outras danças realizadas pelo Grupo Cupuaçu.
De 18 a 30 de agosto, das 10 às 17horas. - Saguão


Recital
Poesia e relato de história de vida
O ilustre cordelista e pesquisador paraibano Manuel Monteiro, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e um dos responsáveis pela adoção do cordel nas escolas públicas de Campina Grande, na Paraíba, conduzirá um recital de poesia na biblioteca.
Sexta, 15 de agosto às 9 horas - Auditório Kiyomi Oba


Não é 8 Nem 80: São 88 Histórias Contadas Dia 8/8/2008
Nessa data única no século, a Biblioteca Belmonte promove junto a outras instituições da região de Santo Amaro um dia inteiro de contação de histórias, em diferentes instituições, para o público de todas as idades. Serão histórias lidas, cantadas, contadas e declamadas. No repertório, lendas, fábulas, parábolas, cordel e contação de causos. Integram o roteiro das 88 histórias: bibliotecas comunitárias, escolas, creches, Centro de Cidadania da Mulher, Asilos, CEDECA, Casas de Cultura, Instituições financeiras, hospitais Unidades Básicas de Saúde e outras instituições.
Dia 8 de agosto, das 8 às 20 horas - Auditório Kiyomi Oba


Ler para Nascer
Em parceria com o Programa Saúde da Mulher e o Centro de Cidadania da Mulher, a Biblioteca Belmonte reúne mulheres e jovens grávidas para leitura de clássicos infantis recontados em poemas, cantigas de ninar, expressões plásticas e informações sobre saúde e direitos da mulher.
Dia 28 de agosto às 11horas - Sala de Contos

Atividades Regulares


Oficina de Xilogravura, por Valter Eduardo
Nesta oficina, os participantes aprendem a técnica de se fazer imagens por meio de madeira talhada e depois pintada, em que a imagem é transferida para o papel. Todas as quartas-feiras, das 14 às 17 horas - Sala de Oficinas

Oficinas Teatro Vocacional
Oficina permanente de teatro vocacional para jovens a partir de 14 anos, sob a coordenação do artista Felipe Brancaleão. Inscrições abertas com o orientador, na biblioteca. Todos dos sábados, das 9 às 16horas - Sala de Oficinas

Sarau Sertanejo, por Alcione Kosmos
No tradicional sarau, que é realizado na Biblioteca toda última sexta-feira do mês, o público canta, propõe músicas e interage com o organizador.
Sexta, 29 de agosto às 19horas. Auditório Kiyomi Oba

As Treze Visões do Largo 13
Biblioteca Belmonte em Santo Amaro será palco de uma série de quatro debates mensais (agosto, setembro, outubro, novembro) vinculados ao projeto premiado pelo VAI “As Treze Visões do Largo Treze de Maio”. O primeiro debate, denominado “Literatura, quem publica?” contará com a participação de pessoas importantes do cenário editorial, acadêmico e literário da cidade de São Paulo e da região de Santo Amaro. Mesa: “Literatura: Quem publica?”
Mediação: Patrícia Flores, poeta e editora.
Debatedores: Frederico Barbosa, poeta e diretor da Casa das Rosas. Antonio Vicente Pietroforte, escritor e professor da FFLCH-USP. Érika Pires, editora do jornal literário “O Treze”. Sonia Pereira, poeta . Binho, poeta. Elisa Buzzo, poeta e editora. Antes do debate haverá leitura de 30 minutos dos poetas presentes
Dia 23 de agosto, às 10 horas (Auditório Kiyomi Oba)

Nenhum comentário: