domingo, agosto 10, 2008

I Curso de Cinema e Reflexão sobre o Capitalismo


ILP Abre inscrições para I Curso de Cinema e Reflexão sobre o Capitalismo Do Instituto do Legislativo Paulista.

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) abre nesta segunda-feira, 11/8, inscrições para o I Curso de Cinema e Reflexão sobre o Capitalismo. As aulas, sempre às sextas-feiras, das 15h às 18h, terão início em 5/9 e seu término está previsto para o final do mês de novembro. As inscrições se encerram no dia 30/8.


Com carga horária de 34 horas/aula, divididas em 10 módulos, o curso será ministrado no auditório do ILP pela professora doutora Lygia Gonçalves Constantino, socióloga e arquiteta.

O curso é gratuito e são 50 vagas, destinadas ao público em geral. As inscrições devem ser feitas na página do instituto na internet, que pode ser acessada a partir do Portal da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br), clicando-se no ícone do Instituto do Legislativo, que se encontra no canto direito da página.


Criado com o objetivo de analisar criticamente a formação, as transformações e a consolidação da sociedade capitalista através da exibição de filmes e da discussão de textos, o curso pretende refletir criticamente sobre como o modus vivendi dentro deste sistema o realimenta, contribuindo para que se perpetue; e ainda identificar o relacionamento que se dá entre as esferas econômica, social, política e cultural na realidade do modo de produção capitalista, como parte de um mesmo processo.

Abordando desde a formação da sociedade capitalista "com um panorama geral da Europa no século XV e as grandes transformações socioeconômicas e culturais da Renascença" até as transformações tecnológicas e suas conseqüências culturais, o curso tratará criticamente da produção da mais-valia, da Revolução Industrial e da consolidação do capitalismo, entre outros temas como trabalho, cultura e ideologia.
Serão exibidos e debatidos nas aulas expositivas textos e os seguintes filmes: Giordano Bruno; Daens: um grito de justiça; Casanova e a revolução; A classe operária vai ao paraíso; Tempos modernos; Um dia muito especial; Mephisto; O grande ditador; Cidadão Kane; Muito além do cidadão Kane; 1984.

Nenhum comentário: