segunda-feira, dezembro 04, 2006
DIA 10 - DEZ- 2006 - Oficina: "Ensinando e aprendendo a história da África
PAPEL JORNAL E CINE BECOS CONVIDAM PARA:
1 – Das 10h às 17h - Oficina: "Ensinando e aprendendo a história da África" com Patrícia Santos, professora de história da África na UFSC.
2 – Às 18h: Cine Becos exibirá o documentário "Escritores das Fronteiras”.
"Ensinando e aprendendo a história da África"
Um estudo das propostas nacionais para o ensino de História da África e do negro no Brasil, nos níveis fundamental e médio, favorecidas pela Lei 10639/03. Além disso, desenvolverá a análise das discussões teóricas sobre a temática e as relações possíveis que estabeleceram com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
• O ensino de História da África e a construção das nações em África – os primeiros parâmetros.
• Os movimentos sociais na América Latina nos anos 60 e 70 do século XX e as visões sobre a África.
• A Lei 10639/03 – a trajetória de um projeto.
• Visões sobre o ensino de História da África – os atores sociais dos anos 80 e 90 do século XX no Brasil.
• Novos objetos do ensino de História da África e do negro no Brasil
"Escritores das Fronteiras”
O documentário "Escritores das Fronteiras" (2004) dirigido por Samir Abdallah e José Reynes, acompanha a visita de oito escritores do Parlamento Internacional (José Saramago entre eles) ao poeta palestino Mahmoud Darwish, depois de o Exército israelense ter invadido o centro cultural.
Após a exibição haverá um debate com o prof. Paulo Farah.
A Papel Jornal – Associação de Incentivo às Comunicações, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o projeto “Oficina Experimental de Jornalismo” voltado para jovens da região do Jd. Ângela, zona Sul de SP.
Quando: 10/12/206 (domingo).
Público-Alvo: Educadores e comunidade
Local: ONG Papel Jornal – Av. Ivirapema, 42A Jd. Ângela (altura do no. 6100 da M’Boi Mirim)
Inscrições: (11) 925198 95 c/ Nilda – nyldarodriguez@uol.combr
Gratuito – 50 vagas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário