quarta-feira, outubro 14, 2009

Lançamento de HQ e documentário: Berimbau de ouro







AGÔ!
Peço licença aos mais velhos e aos mais novos.
É hora, é hora camarado! O berimbau, tá chamando pra vadiá...
Está chegando pra grande roda do mundo, o livro:
Histórias de Tio Alípio e Kauê:

O Beabá do Berimbau.”

                                                                                       de Marcio Folha


Tio Alípio tem 80 anos. É um personagem fictício , que representa o guardião do conhecimento . Baseado na vida e lições de vários Mestres da velha guarda da Capoeira, seu nome é uma homenagem a um antigo Mestre africano de Santo Amaro da Purificação *.
Kauê, 10 anos, é um menino aprendiz , curioso e apaixonado. Foi inspirado nas crianças da Cidade Tiradentes que participaram da oficina de Capoeira , aprendendo e ensinando, no projeto “ Rum , Pi e Lé”**Kauê quer , a todo custo , que o Mestre lhe dê um berimbau , mas antes terá de aprender com ele , sobre a história , a filosofia , os fundamentos , a religiosidade, enfim , sobre a complexidade da Capoeira , bem como , a fabricar o seu próprio instrumento .
O Berimbau permanece entre os dois personagens incentivando e mediando o confronto de idéias e ideais . Elesconversam de igual pra igual , testando um ao outro .
O desenho parece emitir um som , contém magia na sua linguagem , no traço , nas cores e na dinâmica , sua leitura é leve e descontraída.
Boa parte do livro será distribuído nas bibliotecas e escolas públicas de São Paulo, sobretudo, na Cidade Tiradentes.
Essa brincadeira nasceu da seriedade e dedicação, do camarado Marcio Folha, pela Capoeira; uma riqueza que está herdando do saudoso Mestre Gato Preto, pelas mão do sábio Contra-Mestre Pinguim. E, tudo isso está sendo possível através do projeto “O Beabá do Berimbau” contemplado pelo programa VAI 2009.
Além do livro, produzimos durante o projeto  o documentário: “Berimbau de Ouro”, que trata sobre a história do deste instrumento e fala sobre Mestre Gato Preto, um dos maiores tocadores de berimbau que o mundo conheceu.
* Cidade de origem da Capoeira Angola
**Projeto da Sociedade Brasileira de Arte e Cultura Negra – Oriashé

Durante os meses de outubro e novembro, haverão diversos lançamentos do livro pela cidade.

Nenhum comentário: