quarta-feira, outubro 24, 2007

TROPA DE ELITE É UM OSSO DURO DE ROER!

Assisti o Tropa de Elite, finalmente, e confesso que foi o cabritão, portanto peço desculpas à Universal Pictures que sofreu pilantragem de seus funcionários mal intencionados que botaram o filme no mercado negro (finjo que acredito).

Pois bem, vamos lá.

O filme é muito bem produzido, é verdade. Trata alguns assuntos de nossa sociedade de uma maneira muito interessante, porém não acredito que exista uma imparcialidade ou um certo amoralismo de todas em todas as partes, longe disso. Conversa pra boi dormir.

No filme de José Padilha, a polícia não presta, os jovens da classe média maconheiros sustentam o tráfico e o BOPE... Ah, o BOPE não é polícia, é incorruptível, determinado, bem preparado, bem equipado. Eles matam, chegam metendo bala mesmo, mas o que fazer quando não existe outra saída? Só o BOPE salva o Rio, por isso tem permissão para matar ora!

O interessante é observar como o cinema pode agir diretamente na realidade e vice-versa. A imprensa. Recentes imagens ao vivo nos mostraram uma mega operação da polícia carioca num morro no RJ, com direito a helicóptero e pessoas correndo sendo alvejadas, rolando morro abaixo.

Quantas imagens como aquelas as TVs não veicularam, provavelmente as emissoras tinham receio em causar uma má impressão da polícia. Mas agora, sem problemas. Podemos assistir comodamente o Vietnã carioca do sofá enquanto o BOPE faz seu trabalho, acabar com a podridão.

Mais um filme nacional de grande bilheteria, seguiu direitinho a cartilha do Cidade de Deus, na montagem (só um pouco mais lenta), na luz, só manerou na câmera tremida.

O resto? O mesmo esquema. Fazer o que?

Já sei, vou bolar um roteiro: Viva a ROTA!!!! - Antes que alguém faça um Rambo tupiniquim.

Nenhum comentário: