segunda-feira, novembro 28, 2005

"Toda a catedral é populista, é pop, é macumba pra turista"

O que me fez escrever sobre isso foi uma situação que vivi ontem. Depois de assistir o filme Manderley, de Lars von Trier, fui digerir as sensações causadas pelo filme em frente ao Parque Trianon. Sentei-me bem em frente a uma estátua situada na calçada do parque.

Fiquei um tempão observando que ela chamava a atenção da maioria dos pedestres que ali caminhavam. Algumas olhavam rapidamente, outras se aproximavam para observar melhor, umas mais curiosas tentavam saber quem era aquele homem ali artisticamente representado.

Teve um momento em que um grupo de pessoas se aproximaram curiosas. Eram 2 mulheres, 2 homens e 2 crianças. Os adultos colocaram as crianças aos pés da estátua para tirarem uma fotografia. Tive a impressão que aquela estátua ia esmagar as crianças, felizes e contentes, a qualquer momento.

Não consegui saber quem era aquele homem que está lá estático, heroicamente representado e que, imperativamente obriga os transeuntes a dedicar-lhe um olhar de contemplação. Mas, certa vez um amigo meu disse que, se não me engano, Walter Benjamim, por sua vez, disse que "todo monumento é uma homenagem a barbárie."

De lá pra cá, de estátuas a nomes de viadutos que vejo, remetem ao que meu amigo falou. É certo que não é em 100% dos casos que a observação de Benjamim deve ser colocada, entretanto, com meu pouco e precário conhecimento de monumentos ou coisas parecidas posso afirmar que em 90% dos casos funciona.

Um dos exemplos que posso dar é de quando conheci a Basílica de São Pedro, no Vaticano, com suas estátuas de mármore dedicadas a papas sanguinários e a crenças que nem Maquiavel acharia justas para a humanidade. Outro exemplo é um Obelisco a Mussolini e inscrições que o louvam em frente ao Estádio Olímpico construído por ele, em Roma, durante seu regime fascista.

Percebo que nossa civilização dedica-se fielmente em manter-nos, diariamente, conscientes dos processos, fatos e feitos, que recorremos para sua construção e manuntenção. Senti vontade de fazer uma pintura surrealista naquela estátua branca mas, infelizmente, não foi possível porque eu não tinha meios e nem capacidade de realizar meu desejo.

Não é querendo dar lição de moral: mas, pense muito bem antes de tirar fotos sorridentes ao lado de estátuas imponentes...


Juliana Ferreira

Nenhum comentário: